Cultura e filosofia

A cultura da canoa é indissociável de sua prática. Conhecer e respeitar a cultura associada à canoa é muito importante para o remador da Hina Va'a.

A canoa é uma herança deixada por povos tradicionais e o remador deve conhecer, respeitar e praticar sua cultura e filosofia, em respeito aos Kupunas (ancestrais) que nos deixaram esta atividade que tanto amamos.

A canoa polinésia

A canoa polinésia está presente em todo o triângulo polinésio, um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, que vai desde o Havai, passando pela Nova Zelândia (Aotearoa) e indo até a Ilha de Pascoa (Rapa Nui). A canoa polinésia também conhecida como canoa havaiana, outrigger canoe (OC), wa'a, waka ou va’a, foi desenvolvida pelos povos polinésios para ser usada como meio de transporte entre as ilhas por motivos diversos, e cada povoado construía suas canoas com características locais.

O que há em comum é o formato peculiar, com um segundo casco que serve de estabilizador e permite a combinação de velocidade com estabilidade. Possui três partes: o casco, chamado kino, o flutuador lateral, chamado ama, e os braços que ligam a canoa ao flutuador, chamados iakos.

Há ainda a combinação de dois cascos ligados por dois iakos chamado de wa'a kaulua ou catamarã (foto ao lado).


Quem é Hina?

Hina é um nome relacionado à poderosa força feminina, dá nome a várias divindades e faz parte da mitologia de vários povos polinésios.

A deusa Hina está associada à fertilidade, a maternidade e aos animais do mar.

Também está relacionada às estrelas e à lua cuja palavra em havaiano (Mahina) deriva do nome da deusa.

Hina aprimorou o mundo físico com as estrelas e a lua e criou as condições para que os povos pudessem navegar, pois a navegação era totalmente dependente dos astros e era essencial para a vida dos povos polinésios.

Nosso Clube, Hina Va'a, homenageia esta divindade da mitologia polinésia e celebra o poder da lua e dos astros sobre o mar, a canoa, as pessoas e a vida. Celebra o poder feminino personificado como convicção e obstinação. Hina representa força e determinação por aquilo em que você acredita.

“Depois de explorar a terra, o amor de Hina pela descoberta não cessou. Então, uma noite, quando a lua cheia brilhava convidativamente, sendo grande e meio visível no horizonte, ela saiu em sua canoa para fazer uma visita à lua.

Ao chegar lá, ficou tão satisfeita, que entrou nela deixando à mercê do mar sua canoa, que nunca mais foi vista.

Assim, Hina-i-fa'auru-va'a tornou-se Hina-i-aa-i-te-marama (Hina-que-entrou-na-lua) e na lua ela permaneceu para sempre. Embora tenha permanecido na lua, não deixa de ter simpatia pelo irmão (Ru), em suas viagens pela terra, e de fazer o bem ao ser-humano. Ela protege os viajantes à noite, um ofício que faz com que ela seja conhecida como Hina-nui-te-araara (Grande-Hina-a vigia). ” 

(Teuira Henry) (livre tradução).

Whatsapp: +55 (21) 98553 1260 (Aninha), (73) 99902 7988 (Waldir), (18) 98135 4311 (Braga); Instagram: Hina Va'a – Canoagem polinésia (@hinavaa); Endereço: Bali Praia (@bali.praia), Estrada da Balsa, 1601, Praia de Araçaipe, Arraial d`Ajuda, Bahia.